sábado, 27 de agosto de 2011

#FicaDica

Em meio às minhas pesquisas encontrei o site da Associação Reviver Down de Curitiba (http://www.reviverdown.org.br/) que faz um trabalho bem interessante junto a famílias de pessoas com SD. Lá descobri o livro “Ideias de Estimulação para Crianças com SD”, escrito por fonoaudiólogas que trabalham com a Associação, que traz boas idéias para estimulação em casa, principalmente para bebês, com coisas simples que às vezes não percebemos que podem fazer diferença. Já devorei quase todo, pois ele é bem prático e direto (e baratinho também).
Outra dica de leitura, pra quem como eu não se contenta com conteúdo virtual e gosta de ler com os dedos, é o livro “SD: guia para pais e educadores”, organizado por Siegfried Pueschel (Ed. Papirus) que a tia da Laís comprou assim que ela nasceu e que eu não devolvi até hoje (hehehe). Esse é mais geral e aborda diversas questões como panorama médico e histórico, estimulação precoce, reações dos familiares e os estágios da vida do portador de SD. Bom que tem linguagem acessível pra reles mortais que nem nós e mostra o portador de SD como um indivíduo com suas potencialidades e dificuldades como qualquer outra pessoa.
Quem tiver outras indicações, deixe um comentário!

5 comentários:

  1. ... e eu sou a Bitisa, amiga da Aline, tia da Laís. A Aline me mandou o link pra este blog hoje, e já havia me mostrado muitas fotos da "ogrinha", a maioria dos dias que vcs estiveram com ela em PoA. Nas fotos eu já tinha ficado encantada com a graça e a esperteza que ela mostra. pela Aline eu já sabia da cardiopatia, mas foi por aqui que eu soube da SD e dos pezinhos. me emocionei com a escrita carinhosa de vocês, e com o bonito registro que estão fazendo da vida com a Laís. vou continuar acompanhando - me sinto próxima por alguma razão, provavelmente porque a Aline é uma amiga que eu amo muito. meu carinho pra vocês e pra essa mimosa que é a Laís.
    bitisa

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Você tão jovem e teve uma filhinha Down? Sempre há mais probabilidade quando as mães são mais velhas, pelo que ouvi dizer. Por isso desisti da maternidade (tenho 42 anos). Te desejo toda a sorte e muita energia, para preparar bem a tua filha para o mundo. Tenho um artigo de uma Down que fez pós-graduação, se achar te passo o link, pois é uma história bonita.

    ResponderExcluir
  3. brigada bitisa, continua acompanhando sim que de repente tu conhece ela qualquer dia desses, hehehe! Bjs!


    Pra Anônima... sim, mesmo jovem tive ela com down. A probabilidade aumenta com a idade mesmo, mas pelo que a cardiologista dela disse, isso já vem mudando, tem bastante casais novos pais de bebês com SD. Deve ser o tanto de porcaria que a gente come e respira hoje em dia, vai saber...
    Aguardo o link!

    ResponderExcluir
  4. ehhh
    consegui! agora tenho q descobrir como viro "seguidora" uhaha!!! 300 visualizações - uau! maravilhas da vida em rede. to esperando o texto do gabiru. bjbj

    ResponderExcluir
  5. Caruzinha, quero novidades!!!!
    Senta no findi e escreve umas novis pra nós, hehehe, quando vier a Pelotas avisa hein, bjo

    ResponderExcluir