terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lais e seu coraçãozinho

                                                                                                                                              por Carol

Descobrimos a cardiopatia da Laís na segunda consulta à pediatra, quando ela achou que tinha ouvido um sopro e pediu um ecocardiograma. Em princípio o problema cardíaco dela foi diagnosticado como comunicação átrio-ventricular e válvula AV única. Quando pegamos o resultado do exame comecei novamente a pesquisa (ah, o Google...) pra saber do que se tratava, formas de tratamento, etc. A pediatra encaminhou a Laís para um cardiologista pediátrico e resolvemos levá-la direto ao Instituto de Cardiologia em POA, pois pelo que a médica disse ela teria que operar mais tarde e isso teria que ser feito lá mesmo, que é referência em cardiologia aqui no sul.
No Instituto, a cardiologista repetiu o exame e viu que a Laís tem também Tetralogia de Fallot e persistência do canal arterial, além de artéria pulmonar reduzida. Nos deixou bem preocupados quanto à situação dela, dizendo que ela tinha o “pacote completo” e que provavelmente teria que realizar duas cirurgias: uma paliativa para aumentar a artéria pulmonar e provavelmente bem cedo, e outra pra “consertar” o coraçãozinho mais adiante. Mas viu que pelo menos ela não sofria muito com os sintomas, pois estava mamando bem, ganhando peso e não tinha muita falta de ar nem era “roxinha”, a não ser quando chorava. Assim, pediu pra gente acompanhar e se ela se mantivesse estável, que ela voltasse pra consultar em um mês. Pediu que já fôssemos preparados pra ficar em POA porque dependendo da evolução ela já poderia ficar para a primeira cirurgia.
Um mês depois fomos pra nova consulta já preparados pra operação. Mas, pra alegria geral, a médica repetiu o eco-cardiograma e fez um raio-x de tórax da Laís e viu que não ia precisar operar, pelo menos por enquanto. Na eco ela viu que a artéria está crescendo (tinha ido de 2,6 mm de espessura pra 5,6 mm) e que o canalzinho dela não havia se fechado e pelo formato provavelmente nem feche (o que é bom porque segue indo mais sangue para o pulmão). Pelo raio-x o coraçãozinho aparece um pouco aumentado, mas segundo a médica, nada anormal. Ficamos mais tranqüilos, pois ela disse que se continuar assim, a Laís deve operar só uma vez e quando estiver já com 1 aninho (dessa cirurgia a gente sabe que não escapa...).
Realmente, a Laís quase não sente toda essa bagunça que tem lá dentro, só dá umas engasgadinhas de vez em quando e fica bem roxinha quando chora muito (o que tá rendendo uma manha básica porque ela se aproveita que a gente não pode deixar ela chorando muito... aff!). Fora isso, continua mamando e dormindo bem e não tá tomando nenhuma medicação (só vitamina pra ficar fortinha pra cirurgia). Ela vai continuar fazendo acompanhamento todo mês, dia 29 estamos indo lá de novo. Esperamos que continue tudo em ordem e melhorando!

Um comentário:

  1. Cada vez mais eu acredito que uma família bem estruturada, cheia de alegria e amor, juntos conseguem tudo e muito mais, Laís foi abençoada por ter vocês que estarão dando apoio sempre, sempre sorrindo nas fotos, é uma criança feliz e muito amada. Um abraço forte p/vcs!

    ResponderExcluir