sábado, 10 de setembro de 2011

"Let's get physical, physical..."

Semana passada a Laís começou a fazer fisioterapia pros pezinhos todos os dias, aqui em Candiota mesmo, no Centro de Reabilitação e Apoio (o qual eu nem sabia que existia até pouco tempo...) e já aproveitamos pra começar a estimulação, que já tava mais do que na hora. Ali tem fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicopedagoga e psicóloga, uma estrutura bem boa, e tudo pela Prefeitura/SUS. Já estamos pensando em levá-la na APAE em Bagé só pra outras atividades que não forem oferecidas aqui; vamos ver se isso é possível quando recebermos o contato deles quanto à vaga. Veremos...
A fisioterapeuta (ou tia Fá, hehehe) mexe nos pés colocando eles na posição certa pra alongar os tendões e nervos, põe ela sentadinha com os pés em um banquinho na posição certa, pra forçar um pouco e sentir o “chão” e até um pouco em pé ela fica, apoiada na fisioterapeuta e numa bola, só vendo o estilo da figurinha. Também passa texturas diferentes na sola do pé de baixo pra cima, pra ela sentir e levantar os dedinhos, já forçando um pouco. Ela falou da possibilidade de colocar um posicionador nos pés (tipo uma botinha aberta com velcro, feita sob medida) pra que eles fiquem certinhos quando ela não está fazendo exercício e pra evitar que os tendões encurtem. Deve incomodar bem menos que o gesso, vamos dar a ideia pro ortopedista na próxima consulta. Já dá pra notar que os pezinhos vão pro lugar com mais facilidade, mas como disse a fisio, a gente só vai notar melhora mesmo quando ela estiver maior e puder apoiar bem os pés no chão, pois os bebês ainda ficam com os pés muito soltos na idade dela.
A estimulação por enquanto está se concentrando mais em firmar o pescoço e aprender a rolar, além de olhar e mexer em mais uns brinquedos coloridos e barulhentos fora os de casa. A “tia Fá” disse que ela tá bem durinha, no tempo certo da maioria dos bebês, e muito ligada em tudo que mostram pra ela, acompanhando com os olhos (sem contar os sorrisos). Tentamos fazer os exercícios em casa também e ela quase não reclama mais quando fica de bruços.
Agora a fisio já começa a estimular a Laís a tentar pegar os brinquedos e sempre trazendo braços e pernas pro centro, pois os bebês com SD tendem a ficar mais abertos do que os outros bebês por causa da hipotonia. Ela leva a mãozinha às vezes e quando consegue pegar se sacode toda!
Com a fono acho que vai demorar um pouco mais a começar os atendimentos, mas ela disse que vai me passar umas dicas que posso ir fazendo em casa com ela enquanto brincamos. No aguardo!
No começo a Laís detestou essa história de exercício todos os dias e reclamava um monte (preguiçosa que nem a mãe...), mas agora já tá se acostumando e só reclama quando fica com sono no final. E virou o xodó do pessoal, afinal é a bebê mais fofa do CRA (tá, é a única também, hehehe!).
Força na peruca!

5 comentários:

  1. oh lindona! ela é esforçada e esperta, logo mais é ela quem vai ensinar exercícios pra mamãe!

    ResponderExcluir
  2. laís no pilates! adorei! achasse o "city down"? só achei pedaços no youtube. uma amiga disse q vai ver se consegue c a produtora.

    ResponderExcluir
  3. Que amada, imagino o charme fazendo exercícios na bola, heheheh
    Bjos coração!

    ResponderExcluir
  4. Lindo Carol!! Que coisa fofa!!!

    Lembrei dos tempos de academia sua preguiçosa!!! Beijos, saudades.

    ResponderExcluir
  5. Carol,
    obrigada pelo comentário no meu blog!!! Também vim aqui correndo conhecer a Laís! Parabéns, ela é uma bonequinha!!! O Blog está muito legal e também acho que a gente tem mais é que dividir as nossas histórias e mostrar que elas tem mais semelhanças com as outras crianças do que diferenças... Vamos manter contato!!! Beijinhos pra você e sua família!

    ResponderExcluir