segunda-feira, 5 de março de 2012

E acabaram as férias...

Passada a correria de final de ano e os passeios de verão, voltamos à programação normal, inclusive com atualização do blog que ficou meio de lado por 3 meses. Não tivemos férias esse ano (só a Laís teve da fisio e da APAE), mas deu pra aproveitar bastante com a gorducha - cada vez mais gorducha!
A agenda da Laís teve idas à praia, carnaval, festinhas, além das festas de natal da creche e ano novo, e em todo lugar a Laís se comportou que é uma beleza. Aproveita tudo enquanto o sono permite e quando não agüenta mais é só pegar o bico e apagar, não importa quanto barulho tem na volta. Mostra cada dia mais que adora uma música, dando risada e dançando, além das palminhas que ela aprendeu há um tempinho (se alguém canta parabéns então...). No carnaval resistiu até tarde assistindo e participando da bagunça nas casas das vovós e ganhou até uma fantasia de moranguinho que ela adorou, ficava se admirando, agarrando a saia, e sorria toda boba quando alguém elogiava.
Adorou a praia, a areia, a água, o movimento... nisso pelo menos puxou à mãe! Tomou banho na Lagoa dos Patos (São Lourenço do Sul e Laranjal), apavorada no começo mas dando risada depois que entrou. Ela gosta muito de brincar na água, nem que seja na banheira ou na piscininha. Brincou na areia esfregando os pezinhos e pegando com cara de “que coisa estranha isso na minha mão!” Pena que pegamos alguns dias de chuva na praia e ela ainda não sabe jogar canastra... :P
Agora ela já fica sentada bem firme, só cai pra trás de sem-vergonha. Resistiu até aos empurrões de teste da Tia Fabiana na volta pra fisio, colocando a mão pra apoiar quando via que ia cair. Nos dá uma boa folguinha sentada com os brinquedos na volta, que agora ela busca, aperta, sacode, bate, morde... As conversas e gritinhos também estão cada vez mais variados, assim como as gracinhas que ela faz (a última é o piscar de olhinhos charmoso...)
Já há algum tempinho, a Laís mostrou que é filha do Gabriel mesmo... Come tudo o que derem: sopa, feijão, lentilha, ovo, carne, pão, tudo que é fruta, e claro, mingau, Danoninho, doce, bala, picolé... mas esses últimos só provinha pra deixar com vontade. Ela mastiga bem a comida (apesar de estar toda banguela ainda) e a língua permanece pra dentro, a não ser quando ela começa a brincar com ela e fazer gracinha. Ainda não conseguimos fazer ela beber líquidos no copinho com canudo, como a fono sugeriu, mas isso vai ser difícil mesmo considerando que ela praticamente só toma leite. Detesta beber água, só se obriga quando a sede tá muito grande. O suco até vai, mas só depois de muita insistência.
Na parte médica, o coraçãozinho tá 100% do esperado após a cirurgia paliativa. Ela fez a revisão no final do ano no Instituto de Cardiologia e a Dra. achou ela super bem, tanto que marcou a próxima consulta só pra junho se continuar tudo numa boa. A cicatriz está perfeita e ela toda rosadinha, lindona. Não vimos mais ela roxinha, nem chorando (sendo que ela chora bem menos, não sei se pela idade ou pelo alívio da cirurgia), nem fazendo exercício.
O foco continua sendo os pezinhos. Já recebemos as botinhas (goteirinhas) e a Laís está se adaptando aos poucos, passando parte do dia com elas e parte sem. Agora que voltamos com a fisioterapia semana passada, ela já tá começando a ficar em pé, com o apoio da fisio ou nosso nas costas e segurando os pezinhos na posição certa. Ela tem a panturrilha bem fininha por não usar, já que sem as botinhas ela nem firmava o pé no chão. Agora vamos começar a criar músculo naquela baita batata de perna! Ela tem respondido bem aos exercícios pra levantar, e até que tem reclamado pouco, acho que estava com saudade da academia.
E como diz o título, acabaram as férias! Relaxamos um pouco nos exercícios da baixinha agora no verão, mas também quem não quer uma folguinha de vez em quando. Mesmo assim ela seguiu evoluindo e agora voltando pra fisio, APAE e a mil em casa o negócio deve fluir ainda mais. E prometemos atualizações mais seguidas do blog, já que sempre tem alguém pra lembrar e incentivar dizendo que tá sentindo falta das novidades da Laís. Valeu todo mundo, a Laís manda um “babubabubabu”!

Fazendo festa na banheira


Moranguinho no carnaval


Na lagoa com o papai

Descobrindo a areia

Um comentário:

  1. Oba! Bom saber notícias da gorducha, cada vez mais linda! Saudade de vocês, bjão

    ResponderExcluir