quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Atualizando...

Demoramos mas voltamos! O blog teve um intervalo no último mês porque o dia da Laís tá cada vez mais movimentado, é comilança o dia todo (fruta, suco, leite NAN , leite “MAM”...), mais APAE, fisio, consultas, sem contar as conversinhas e risadinhas que consomem boa parte do dia da mãe dela, hehehe!
Desde o último post, tivemos  duas consultas com a cardiologista. Na primeira, ela disse que a Laís tava muito magrinha e precisava engordar mais pra o caso de ter que operar logo. Por conta disso, conversamos com a pediatra dela que recomendou começar a dar mamadeira de NAN, sucos e frutas, até pra ela ir acostumando pra quando a mamãe aqui voltasse a trabalhar. Disse também pra insistir pra que ela mamasse nos dois seios na mesma mamada, mesmo que já estivesse satisfeita depois da primeira. No começo ela não quis saber do complemento, chorava muito e nem chupava a mamadeira pra saber que gosto tinha. Mas depois de alguns dias insistindo ela pegou, e agora tá aceitando tri bem. Já o suco de laranja não foi problema, mas por enquanto só gosta desse. As frutas ela enrola bastante pra comer, mas tá começando a se acostumar.
Na segunda consulta, na última sexta-feira, a cardiologista achou melhor fazer a cirurgia paliativa pra aumentar o fluxo de sangue pro pulmão já nesse mês. Ela disse que agora a Laís já tá com um peso bom pra operar (em torno de 5kg) e que ela deve ter ganhos que compensam fazer duas cirurgias, pois vai crescer melhor e aproveitar mais os exercícios de estimulação, sem cansar tão rápido. Além disso, o canalzinho que permanece aberto parece ter dado uma diminuída, então ela prefere operar pra evitar qualquer susto caso o canal se feche. Essa cirurgia é chamada de shunt de Blalock-Taussig, na qual é feito uma ligação entre a aorta e a artéria pulmonar, que é reduzida na cardiopatia que a Laís tem. Ela interna dia 16 de novembro, opera dia 17 e deve ficar 2 ou 3 dias na UTI, mais uns dias no quarto conforme a evolução. A médica disse que é uma cirurgia mais tranqüila, de melhor recuperação do que a correção definitiva. Estamos ansiosos, loucos pra ver nossa gordinha menos roxinha quando chora e faz exercícios.
Fora isso, nesse mês a Laís começou a ir na APAE, no grupinho de estimulação precoce. O trabalho é feito por duas psicopedagogas e envolve o contato com brinquedos, aprender a pegar objetos, tocar em várias texturas e também o estímulo a sentar, levantar a cabeça, etc. Conversamos com o pessoal da APAE e a fisio dela aqui em Candiota e resolvemos seguir levando ela nas duas atividades, mesmo porque a APAE é só uma vez por semana. As “tias” da APAE acharam a Laís bem durinha e muito ligada. Nos primeiros dias a choradeira foi grande, igual à que ela faz na fisio, mas no último dia ela entrou sozinha e nem reclamou! Acho que o negócio é deixar que elas se entendam sozinhas...
Os exercícios tão dando bastante resultado. A Laís já fica de bruços sem reclamar , com a cabeça bem levantada, e agora já tenta apoiar os joelhos pra engatinhar (mas como os braços não acompanham começa a briga de novo...). Já se desvira sozinha quando colocada de bruços e até já me deu um susto fazendo isso (tentou se jogar de cima da cama, hehehe). Tá com a cabeça bem firme e fica bastante tempo sentada, com apoio na cintura ou nas mãozinhas. Agora estamos focando nas mãos que estão muito preguiçosas e ainda não tentam pegar os brinquedos, ficando muito tempo pra cima. Também tá conversando cada vez mais e dia desses até uma risadinha com barulho já saiu.
Essa semana ela ia começar a adaptação na creche, pra não estranhar muito quando eu voltar a trabalhar, mas como a cirurgia foi marcada vai ter que ficar pra depois. Por enquanto seguimos com as terapias e batendo muito papinho, no aguardo do presente de “aniversário” de 6 meses que vai vir lá do Instituto de Cardiologia.


Sentada sozinha, papando um mamão e brincando de barriga pra baixo.
Muitas novidades!
 

Um comentário:

  1. Caroline, eu sou a Fernanda colega da Josi,também tenho uma linda menina com SD chamada Luiza, também teve que fazer cirurgia cardíaca (CIV) mas Graças a Deus tudo passou. É muito linda a Laís, quem sabe podemos uma hora dessas nos encontrar até mesmo em Caxias, na casa da Josi...ehehehe. Estou a tua disposição se vc quiser trocar idéias ou informações, se eu puder te ajudar será um prazer. Enquanto isso, vou acompanhando as notícias da lindinha, desejando sucesso na cirurgia. Já foi um prazer enorme conhecer vocês aqui pelo blog. Parabéns pela iniciativa. Bjs,Fernanda

    ResponderExcluir