terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dente da frente!

Semana passada descobrimos um dente novo na Laís e, dessa vez, na frente, fazendo companhia pros dois laterais que já tinham aparecido. Na verdade já estamos desconfiando que são dois, mas como ela não deixa ninguém olhar, só vamos saber nos próximos dias. Dois dentes novos muito úteis, considerando que a gorducha adora morder uma bolachinha ou um pãozinho pra tirar pedaço, sem contar o churrasco que ela andou provando e adorou. Já estávamos quase marcando um dentista pra ver se essa demora era normal, mas nem precisou! Acho que ela se assustou com a ideia e resolveu mostrar que tinha dente ali dentro sim!
E junto com os dentes novos, vieram muitas novas gracinhas. Começamos a ensinar alguns sinais pra Laís poder se comunicar mais com a gente e ela já aprendeu vários. A ideia saiu do blog do Noah e do DVD Baby Signing Time (em inglês), que ensina os bebês a se comunicarem por sinais enquanto ainda não sabem falar, sempre usando as palavras junto pra estimular a fala também. A Laís tem se divertido muito, pedindo papapa, avisando que acabou e dizendo que “não” com o dedinho. Ela aprendeu muito rápido esses primeiros sinais, e parece até que tem feito mais sons com a boca do que antes, gritando pra chamar a gente quando quer mostrar alguma coisa e conversando com ela mesma. Até um mãmã saiu dia desses (tudo bem, também foi sem significado, que nem o papai, hehehe).
Além da novidade dos sinais, semana passada a Laís aprendeu a usar o canudinho pra beber suco ou iogurte (sim, porque água ela definitivamente odeia!), depois de muita insistência. Até conseguir convencê-la de colocar o canudo na boca teve muita gritaria... até que ela começou a reclamar menos e consegui fazer ela tomar iogurte usando o método citado no livro Ideias de Estimulação para a Criança com SD, da Associação Reviver Down. Começamos com o canudo na vertical, derramando o iogurte na boca, e depois fomos baixando o canudo aos poucos, até a posição normal. Logo largaremos a mamadeira, é só deixar ela se acostumar mais com a ideia.
Mais fotinhos da nossa gauchinha na Semana Farroupilha e se acertando com o canudinho.

Abraços!

Bailando com o papai


"Hummm, só assim pra eu ganhar suco de caixinha..."


6 comentários:

  1. Ai Carol, é tão feliz ver os nossos pequenos e suas conquistas... parece tão pequeno, mas é tão grandioso! Nós percebemos claramente como eles vão, aos poucos, conquistando autonomia, independência e dignidade... Estou verdadeiramente feliz por essa gauchinha mais do que linda...
    Ai, que vontade de conhecer vcs pessoalmente...
    Beijos, beijos, muitos beijos e Feliz dia das Crianças por aí!!!
    Vaneska.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, cada dia eles apresentam uma nova!
      Quem sabe um dia vcs não vem passar frio aqui ou a gente não vai pegar uma praia por aí, hahaha!
      Bjão Vaneska, feliz dia da criança pra vcs tb (atrasado mas tá valendo, hehehe)

      Excluir
  2. Parabéns pela sua filha!!!! Ela é Linda!!!! Também tenho uma princesa a Laura que é portadora da SD. ela tem 1 ano e 8 meses e é junto com o meu outro filho os amores da minha vida. Temos um blog http://sindromededownlauraaquino.blogspot.com.br/
    faça-nos uma visita....
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia! Desculpa a demora, mas andei olhando o blog da Laurinha e ela é muito fofa! Ficando em pé então, uma graça! Seguiremos acompanhando!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir