terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Agenda lotada, vida sem glúten e... uma irmã!

E lá se foi mais um ano, movimentado demais, o blog ficou completamente de lado. Mas com tantos acontecimentos e uma novidade gigante, como fechar o ano sem atualização? - eu digo como, escrevendo o post antes de acabar o ano e não publicando, hahaha!

A Laís esteve de agenda lotada em 2017, com balé, karatê, fono, musicoterapia, psicomotricista, apoio pedagógico e terapia ocupacional no finalzinho! Ufa! Cansativo, mas rendeu! Apesar dela adorar tudo acho que já estava só pelas férias (eu estava!). Em 2018 repensaremos esse tanto de atividades, até porque ela começa os novos desafios do ensino fundamental! Sim, teve formatura da educação infantil, encerrando esse começo de vida acadêmica da pequena que foi lindo! A escolinha municipal que a Laís frequentou foi uma ótima surpresa! Se forma atendendo tranquilamente as avaliações de sociabilidade e cognitivas, dando uma derrapadinha apenas na área motora fina (que teve também muita evolução nesse ano). Ansiosos pelo ano que vem e esperando outra boa surpresa na escola nova!

Nesse ano que passou também retiramos o glúten da alimentação da Laís, que já não consumia leite animal, o que tem nos dado bastante o que fazer. Já vínhamos pensando nisso há algum tempo mas a palestra que assistimos sobre o assunto com a Gisele Fontes, ativista do Movimento Down, foi decisiva. Entre fazer um exame invasivo a cada dois anos pra ver se ela desenvolveu doença celíaca (considerando a maior probabilidade de ocorrência em pessoas com SD) e passar trabalho fazendo e procurando alimentos sem glúten pra ela, escolhemos a segunda opção. A melhora sem o consumo do glúten foi rápida e daria um post inteiro. Mas pra resumir, a Laís ficou menos irritada, menos opositora, dormindo melhor e totalmente sem estereotipia (nela, a velha mania de morder os lábios abrindo e fechando a boca). Foi incrível, super recomendo! Dá trabalho, principalmente em festinhas e passeios, mas vale a pena!

Mas o que mais movimentou esse ano da Laís não teve nada a ver com escola, terapia, alimentação... foi a chegada da Cauana, irmã mais velha que veio pra nossa casa em outubro, de surpresa mesmo! Já estávamos habilitados pra adoção há mais ou menos um ano, quando resolvemos nos candidatar para conhecer a Cauana, que não estava no nosso perfil inicial pela idade (11 anos). Deu super certo desde o começo e o grude entre ela e a Laís foi instantâneo! Explicamos pra Laís quem ela ia conhecer e que ela ia morar com a gente e que seria a irmã dela. Perguntamos se estava tudo bem e se ela podia dividir o quarto com ela. A única pergunta que Laís fez foi: "posso brincar com ela?" e já saiu chamando de irmã... Hahaha, como a gente complica! A Cacau é uma criança muito fácil de lidar e muito carinhosa. É sapeca, esperta e muito prática. Tem as suas dificuldades mas as encara com muito esforço e vontade de melhorar. E pra nossa alegria é ainda bem criança, preocupada em brincar de tudo e sem querer saber de papinho de adolescente. Ela e a Laís estão se acertando muito bem e mostrando cada vez mais um relacionamento de irmãs mesmo, brincando, brigando, se agarrando e se irritando toda hora. A Cauana é super protetora e adora cuidar da Laís, principalmente nas brincadeiras com outras crianças. Tá sendo muito divertido. E já percebemos nesse pouco tempo que a Cacau está aqui como a Laís evoluiu quanto a linguagem, coordenação e interesse por atividades novas (inclusive fazer coisas sozinha, como ir ao banheiro - yaay!). Claro que às vezes rola um ciuminho, fazendo mais birra pra chamar atenção, mas nem perto do ciúme que eu previa.

E 2018 já começou a mil! Em janeiro a Laís passou por um procedimento simples para colocar tubos de ventilação nos ouvidos e retirar adenoide, procurando acabar com uma secreção resultante de otites que ela teve e nem percebemos. Tudo muito tranquilo, inclusive na recuperação e já estamos percebendo bons resultados. Há algumas semanas ela fala frases mais completas e pronuncia as palavras com mais clareza, acelerando a evolução que teve com a chegada da Cauana.

Também teve férias, praia, passeios - fotos em breve. E agora, voltaremos à rotina normal, acabando meus 4 meses de licença adoção (buááá!) e também a folga delas em casa. Hora de programar as atividades, das duas. Mas ainda tem feriadinho de carnaval antes das aulas, uhul!

Daqui, desejamos a tod@s que 2018 seja muito feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário